Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

My Girls ♥

Moments for life...

Nerium oleander - Alerta!!!!

 
Nerium oleander
 
 
 
 

Toda a planta é tóxica. Tem como princípios ativos a oleandrina e a neriantina, substâncias extraordinariamente tóxicas. Basta que seja ingerida uma folha para matar um homem de 80 kg, no entanto, muitas vezes a ocorrência de vómitos evita o desfecho fatal.

Os sintomas da intoxicação, que podem aparecer várias horas depois da ingestão, são dores abdominais, pulsação acelerada, diarréia, vertigem, sonolência, dispnéia, irritação da boca, náusea, vômitos, coma e morte.

 

Por incrível que pareça esta planta arbustiva encontra-se em muitos parques infantis e é muito utilizada no paisagismo urbano, há vários anos que sei da sua toxidade mas nunca tive tanto alerta como agora, encontro-a em quase todos parques infantis em que vou com a Carolina inclusive dentro do recinto da creche.

 

Numa ida nocturna a um pequeno espaço para crianças deixei a Carolina brincar com as flores, sabia da toxidade da planta, mas sempre a relacionei com as folhas e nunca com as flores, quando chego a casa numa busca rápida pelo Google descobri que toda a planta é altamente toxica e há quem a classifique mesmo como a planta mais toxica do planeta, nessa noite não consegui dormir e fiquei a noite toda em alerta apesar ter vigido de perto a brincadeira e ter a certeza que ela não meteu nada na boca fiquei com o coração nas mãos, sempre com a duvida que podia ter havido alguns segundos que eu podia ter estado mais distraída.

 

Fico triste e revoltada com a estranha opção de colocarem este tipo de arbusto dentro de um parque infantil, 99% da população desconhece a sua toxidade e deixa as crianças brincar livremente com o arbusto, e fica aqui o meu pequeno Alerta!!!!